TIBETE LIVRE JÁ!!!

czwartek, 26 listopada 2009

Compras conscientes

Bom, depois de muitos emails, mensagens etc... (ironia mode off) - resolvi escrever sobre a questão que gera polêmica entre, infelizmente, muito poucos.
Como é bem visível aqui, estou a favor da libertação e da independência do Tibete, e não só do Tibete, mas sim, de todos os povos oprimidos, que sofrem nas mãos de governos, partidos, enfim, todos que não respeitam direitos humanos. Então, para mim, é natural não querer nada que sai dos países que violam constantemente, sem parar e há muitos anos, os direitos humanos e princípios morais. O que eu quero dizer com isso? Que todas as pessoas, para as quais a questão de direitos humanos é importante, deveriam simplesmente fazer boicote aos produtos originários desses países que estão nem aí para a liberdade e direitos humanos.
Os produtos chineses estão inundando este planeta, e as pessoas os compram - é um círculo vicioso. Pior ainda, as vendas estão cada vez mais aumentando... Esse lance, como diria Fofômeno no comercial de TV, é algo que não consigo entender! Alguém por favor me explique, como as pessoas podem optar por um produto de baixíssima qualidade, que contém dezenas de substâncias tóxicas (leiam-se nocivas para nossa saúde e meio ambiente), feito por escravos que trabalham em condições ultrajantes...?!!!!
A minha mente capricorniana, que adora lógica, não consegue entender este fenômeno idiota. Pois é, alguns vão dizer que "é mais barato". Ah é? É mesmo?
Se você comprar qualquer coisa barata, "em conta", e esta coisa quebrar depois de duas semanas, você terá que comprar um substituto - isso é economia?
Alguns vão dizer que não tem muita diferença entre o produto local e o produto chinês... rs rs rs... Essa é boa mesmo, hein...
A diferença é ENORME e é visível, muito visível. Produto chinês é muito mal feito, sem cuidado nenhum (também né, se você trabalhar no sistema de escravidão onde conta quantidade e não qualidade você estaria "pouco se lixando", como diria o político...). E ainda por cima, é feito com o uso de substâncias tóxicas, que podem até matar. O melhor exemplo foi o escândalo da comida para cães e leite em pó. Sem falar na influência devastadora ao meio ambiente... Mas para isso aí, há muita gente "pouco se lixando" também, não é?
Estou indignada, muito indignada com o grau de ignorância de tantas pessoas. É impressionante como o ser humano, que afinal de contas, como o próprio nome diz, é "homo sapiens", deixa de raciocinar. Basta mostrar o preço mais baixo e ele perde a cabeça! Tantos milhares de anos deevolução em vão! Incrível!
Para mim não é questão de ser ativista de direitos humanos, nada disso, não. Para mim, é questão de ser humano. A questão de raciocínio, de pensamento humanista, ecológico... Mais nada!
Por isso, acho muito errado quando um designer de interiores, uma pessoa que mostra seu artesanato e dá dicas de trabalhos manuais incentiva compras nas lojas de R$1,99, onde quase 100% dos produtos vêm da China. Pois, desta forma, fazem parte deste esquema criminoso. Porque é crime violar direitos humanos e apoiar pessoas e governos que promovem este tipo de ações.

.

1 komentarz:

thais pisze...

Anna, hahah, post metralhadora, mesmo.

Olha, não são todos os produtos "made in china" que são porcarias, venenosos, feitos por mão de obra escrava, sem consciência ambiental, não. Do mesmo jeito que nem todos os produtos nacionais são feitos por mão de obra paga devidamente. Lembre, por exemplo, dos trabalhadores rurais (os que plantam algodão, arroz, tomate, cana, .....).
Infelizmente, a maioria do que se vende (e se compra) hoje em dia é porcaria, é feito (em alguma parte da cadeia produtiva) com algum tipo de inconsciência (seja ambiental ou social) e ponto.
Agora vou te contar uma coisa que eu descobri faz pouco tempo. Sabe tecido de malha de garrafa PET?
Não teria tudo para ser ecológico? Tem marcas que compram a malha de PET virgem, sem uso. Quer dizer, fazem o PET, fazem a malha e dizem que é reciclado, de garrafas PET. Tem muita gente de olho nesse ramo do emrcado....

A coisa está é cada dia mais feia....

Beijo. Adorei.

Thais Saito, do Blog Vida Verde